sexta-feira, 27 de março de 2020


Por_uma_infância_e_ adolescência_sem_racismo


Não, não sou descendente de escravos
Eu descendo de seres humanos que foram escravizados
Mortos e sacrificados

Sou a mestra da sabedoria
Sou Makota Valdina
Fui contra a intolerância religiosa
Até os meus últimos dias

Viemos da África
Lá éramos reis
Dessa terra nos expulsaram
Aqui nos escravizaram
E filho da resistência me tornei
Quem sou?

Sou zumbi dos palmares
Símbolo da liberdade me tornei
Sou guerreiro forte
No quilombo líder virei
Por um mundo mais igualitário
Até a morte lutei

Sou umbanda, sou candomblé
Sou capoeira, sou axé
Sou caruru, vatapá, acarajé
Sou samba, maculêle e afrouxê
Sou identidade cultural
Somos o município de M. Vieira
Juntos pela igualdade racial

(Poesia da educadora Josileide Eliane)

Nenhum comentário: